• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    4 de nov. de 2011

    Cinco estados participarão de simulados de preparação para desastres


    Comunidades em áreas de risco de cinco estados participarão de simulados de preparação para desastres
     
    Alex Rodrigues
    Repórter Agência Brasil

    Brasília - Moradores de áreas de risco de seis cidades brasileiras receberão treinamento específico para lidar com desastres naturais. As atividades, promovidas pela Realizadas pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, fazem parte da programação do 1º Simulado de Preparação para Desastres (SPD). O treinamento vem sendo feito desde maio deste ano, com o apoio de coordenadorias estaduais e municipais de Defesa Civil.
    No próximo dia 12, o simulado ocorrerá nos municípios de Novo Hamburgo (RS) e Antonina (PR). Já no dia 26 de novembro será a vez de São Paulo (SP), Contagem (MG), Serra (ES) e Blumenau (SC).
    No município gaúcho a ação envolverá os moradores da Vila Getúlio Vargas, no bairro de Canudos. Em Antonina, nos bairros Portinho e Graciosa. Já na capital paulista, parte dos moradores da Freguesia do Ó participará do simulado. Nos outros três municípios as comunidades participantes ainda não foram definidas.
    Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, o simulado serve não só para que os moradores de comunidades em áreas de risco saibam o que fazer em caso de desastres, como também capacitá-los para atuar de forma preventiva, consolidando procedimentos permanentes de monitoramento, alerta e alarme.
    “O simulado é muito importante porque [quando necessário, ajudará] a retirar de áreas de risco uma quantidade razoável de pessoas que poderiam morrer. Sabemos que os eventos climáticos extremos vão continuar acontecendo, e é importante que essas pessoas estejam preparadas para lidar com estas situações”, disse o secretário à Agência Brasil.
    Os simulados já foram feitos, desde o início do ano, em Maceió (AL), Recife (PE) e Salvador (BA), além de Petrópolis e Nova Friburgo, municípios da região serrana fluminense fortemente afetados pelas chuvas em janeiro deste ano. Viana explicou os critérios para a escolha das cidades onde a iniciativa vem sendo desenvolvida e adiantou que a intenção é ampliá-la gradativamente para outras regiões do país, além de abranger também aos desastres provocados pelo homem, como, por exemplo, acidentes industriais.


    Agência Brasil





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios