• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    24 de jan. de 2012

    Fórum Social Mundial começa hoje e espera reunir 40 mil em Porto Alegre1

    Fórum Social Mundial começa hoje e espera reunir 40 mil em Porto Alegre

    Lucas Azevedo
    Do UOL, em Porto Alegre
    Milhares de pessoas são aguardadas na região metropolitana de Porto Alegre para participar de mais uma edição do Fórum Social Mundial, que começa nesta terça-feira (24). Criado há dez anos para servir como celeiro de ideias que contraponham o Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), o evento se descentralizou e dividiu suas reuniões durante o ano pelo mundo.

    Em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, de 24 a 29 de janeiro, a atração recebe o nome de Fórum Social Temático (FST), cujo tema é “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. São esperados 40 mil participantes nas 900 atividades realizadas nas quatro cidades.

    Confirmaram presença no evento a presidente Dilma Rousseff, o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, os sociólogos Boaventura de Sousa Santos, Emir Sader e Ignacio Ramonet, além dos músicos Fito Paez e Gilberto Gil.

    Como de costume, o fórum traz ainda representantes de grandes movimentos sociais pelo mundo. Neste ano, participam do evento representantes dos estudantes do Chile, da Primavera Árabe, do Occupy Wall Street e dos Indignados da Espanha.

    A edição 2012 traz como uma das prioridades a preparação para a Reunião dos Povos – encontro que os movimentos sociais celebrarão em paralelo ao Rio+20, conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que receberá chefes de Estado do mundo todo em junho, no Rio de Janeiro.

    A presidente Dilma participa do fórum na quinta-feira (26) durante o evento “Diálogos entre Sociedade Civil e Governos”, onde serão abordados temas como a crise econômica, as políticas públicas de combate à pobreza e as diretrizes brasileiras para a conferência de junho. Com a participação, a presidente dá sequência à tradição de Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve presente em todas as edições do evento no Brasil.

    Já no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Dilma será representada pelos ministros das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.
    Outras duas atrações do chamado Fórum Social Temático são o Fórum Mundial da Educação, o Fórum Social Temático da Saúde e Seguridade Social, e o Conexões Globais 2.0, todos em Porto Alegre.

    A abertura oficial do evento ocorre nesta terça-feira (24), às 17h, com a tradicional marcha de abertura, que cruzará o centro de Porto Alegre, do largo Glênio Peres, até o anfiteatro Pôr do Sol, às margens do Guaíba.

    Relembre o Fórum Social de 2010, em Porto Alegre

    Foto 11 de 23 - Fórum Social Mundial (FSM), que acontece nesta segunda-feira (25), em Porto Alegre; a defesa da unidade de propostas da sociedade e da mobilização permanente das organizações sociais marcaram as discussões de abertura Mais Flávio Ilha/UOL



    Uol

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios