• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    23 de abr. de 2012

    IBM cria bateria de lítio-ar leve e com alta densidade

    IBM cria bateria de lítio-ar leve e com alta densidadeModelo é capaz de alimentar um veículo para rodar por cerca de 800 quilômetros.

    Por Wikerson Landim em 21 de Abril de 2012



    Em 2009, a IBM lançou uma iniciativa que visava desenvolver uma bateria capaz de alimentar um veículo por 500 milhas (cerca de 800 quilômetros). O projeto, que foi batizado de Battery 500, finalmente chegou a uma conclusão e um novo modelo de tecnologia foi apresentado pela empresa neste mês.

    Na bateria de lítio-ar da IBM, o oxigênio reage com o peróxido de lítio, criando lítio e energia elétrica. Quando a bateria está carregada, o processo se inverte e o oxigênio é liberado, gerando um “ar respirável”, conforme descrição da companhia.

    As baterias atuais são completamente autossuficientes, ou seja, já contêm oxigênio em sua construção. No novo modelo, o oxigênio utilizado vem da atmosfera, o que permite dispositivos mais leves. Entretanto, há um entrave: a densidade da energia das baterias lítio-ar é muito maior do que a das convencionais baterias de lítio.

    (Fonte da imagem: Divulgação/IBM)



    Na prátic,a isso significa que as baterias atuais não são capazes de gerar um desempenho igual ao da gasolina para o motor, por exemplo. Contudo, a IBM estima que em dez anos as baterias de lítio podem ser substituídas pelas baterias de lítio-ar e, num cenário mais otimista, dispensar por completo o uso de gasolina como combustível.

    A ideia das baterias de lítio-ar não é necessariamente nova, uma vez que já vem sendo debatida desde a década de 70. Contudo, materiais atuais como o grafeno e os nanotubos de carbono podem ser significativos na construção de baterias com essa estrutura. O vídeo acima detalha como é o processo eletroquímico de uma bateria lítio-ar.

    Os primeiros protótipos de bateria lítio-ar estão sendo construídos no IBM Almaden Research, na Califórnia. Ainda não há previsão de quando a nova tecnologia estará disponível para testes.


    Leia mais em:http://www.tecmundo.com.br/bateria/22495-ibm-cria-bateria-de-litio-ar-leve-e-com-alta-densidade.htm#ixzz1st5EYWZk



    Baixaki

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios