• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    10 de out. de 2011

    Saúde - Pernambuco faz cirurgia para tratar efeitos colaterais


    Saúde
     

    Pernambuco faz cirurgia para tratar efeitos colaterais de medicamentos antirretrovirais

    POSTADO ÀS 11:08 EM 10 DE Outubro DE 2011
     
    A partir de hoje (10), duas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) do Recife passam a realizar cirurgias para tratar efeitos colaterais – como a lipodistrofia, caracterizada pela perda ou acúmulo de gordura no corpo e na face – de medicamentos antirretrovirais.

    De acordo com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, inicialmente, serão oferecidos 250 procedimentos por ano a pacientes soropositivos cadastrados em um dos 19 Serviços de Assistência Especializada (SAE).


    O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira deverá realizar cirurgias no corpo e na face, enquanto o Hospital Universitário Oswaldo Cruz fará procedimentos apenas na face. A expectativa é que o serviço seja ampliado para os municípios de Caruaru e Petrolina a partir de junho de 2012.


    A perda ou o acúmulo de gordura são provocados por mudanças no metabolismo do paciente e podem ocasionar problemas estéticos e psicológicos, prejudicando a adesão ao uso de antirretrovirais. O objetivo do tratamento, segundo o ministério, é recuperar a autoestima do paciente.
    blog de jaildo 

     


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios