• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    7 de fev. de 2012

    O mundo está desabando

    terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 6:43

    Prédio desaba e menina morre em São Bernardo

    Elaine Granconato e Cadu Proieti


    O desabamento parcial do Edifício Senador, na Avenida Índico, em frente ao Paço, no Centro de São Bernardo, provocou a morte de uma menina de 6 anos e deixou seis pessoas feridas. Outras quatro ou cinco pessoas estariam sob os escombros. O acidente aconteceu por volta das 19h20. Uma das hipóteses levantadas pela polícia é de que a estrutura ruiu por não suportar o peso da caixa-d'água.
    O prédio de 13 andares possui 74 salas comerciais, entre consultórios médicos, dentários, cartório e uma lanchonete. Todos as salas de final 4 foram ao chão. "Abriu um buraco enorme. Do térreo, é possível enxergar o céu", afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros no Grande ABC, Roberto Renzi.
    As colunas que dão sustentação ao edifício não teriam sofrido abalo. O comandante disse que ainda é cedo para apontar a causa da queda das lajes e se haverá necessidade de implosão. "Não há sinais de explosão. Houve o que, tecnicamente, chamamos de colapsamento. O risco de outros episódios sempre existe. Nossa preocupação, agora, é manter a integridade das equipes de socorro", sustentou Renzi.
    Sessenta e três bombeiros e 24 viaturas trabalhavam no local, além de 40 policiais militares, 50 guardas-civis. Sete ambulâncias do Samu de São Bernardo não foram suficientes para socorrer as vítimas; foi preciso contar com reforços de Santo André (duas viaturas) e São Caetano (uma).
    Segundo o comandante dos bombeiros, seis pessoas tiveram de ser encaminhadas para atendimento em hospitais da região, com escoriações leves e intoxicação. O corpo da menina de 6 anos foi localizado sob os escombros por volta das 21h30, e encaminhado ao Pronto-Socorro Central. Ela usava o uniforme da escola e estaria passando por consulta médica no momento do desabamento. Até as 23h30, a estudante ainda não havia sido identificada. As equipes trabalhavam na tentativa de localizar uma enfermeira que está desaparecida, com a ajuda de cães farejadores, e outros três ou quatro funcionários da Lanchonete Rainha, que funcionava no térreo.
    Síndico do Edifício Senador há uma década, Lauro Salera, 69 anos, garantiu que não foram realizadas obras no prédio recentemente, e que não haviam sido detectados problemas estruturais. "A tragédia poderia ter sido maior. Graças a Deus, por volta das 19h o movimento de pessoas já é bem menor." O expediente é das 7h às 20h.
    O trânsito foi interditado nas imediações do Paço e permanecerá bloqueado pelo menos até amanhã. Somente os trólebus poderão circular pela região, já que o Terminal São Bernardo está localizado a poucos metros do acidente. A energia elétrica foi cortada, e não havia sido restabelecida até as 23h30.
    O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), chegou ao local por volta da meia-noite. "É um desastre. A Prefeitura vai dar total apoio aos familiares das vítimas."

    Susto

    O empresário Fábio Piva, 51, estava no quarto andar na hora do desabamento. "Ouvi um estrondo muito forte e vieram coisas voando para cima de mim." Piva foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, com ferimentos leves e foi socorrido no local, onde foi montada tenda para socorrer as vítimas.
    O vendedor Jair Pereira dos Santos, 25 anos, voltava para casa pelo caminho que faz todos os dias. "Era uma cena inacreditável. Vi janelas e aparelhos de ar-condicionado voando. Os vidros do meu carro estouraram. Fiquei tão nervoso que não conseguia me mexer", relata. (Colaborou Rafael Ribeiro)

    Diário do Grande ABC
    ***
    Pelo menos 60 pessoas podem estar presas em um prédio industrial que desabou no leste do Paquistão nesta segunda-feira.
    Autoridades disseram que 60 funcionários estariam trabalhando em uma empresa de remédios veterinários em Lahore no momento do incidente, mas não há confirmação de que todos eles estão sob os escombros.
    Algumas crianças estavam trabalhando de forma ilegal para a empresa. Acredita-se que elas também possam estar presas.
    O desabamento foi provocado por uma explosão de gás. A polícia disse que a empresa já havia sido fechada várias vezes nos últimos anos, por falta de segurança no local.

    BBC


    Prédio desaba no centro do Rio; dois são retirados dos escombros

    Um prédio de 18 andares desabou no centro do Rio de Janeiro, na rua 13 de Maio, da Cinelândia, nesta noite de quarta-feira (25). O edifício Liberdade ficava próximo ao Theatro Municipal. Policiais militares e homens do Corpo de Bombeiros formaram um cordão de isolamento para afastar curiosos e possibilitar o resgate de possíveis vítimas. 

    As informações dão conta de que havia forte cheiro de gás no local. Por volta de 21h15, houve princípio de incêndio no edifício. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, permanece um trabalho intenso na remoção de escombros. Britadeiras estão sendo usadas na tentativa de socorrer eventuais vítimas soterradas. Dois feridos já foram retirados e encaminhados ao Hospital Souza Aguiar. 

    Polícia e Defesa Civil afastaram imprensa e população do local, pois ainda há risco de novos desabamentos em um prédio ao lado do destruído. Há controvérsia sobre o número de andares do edifício que desmoronou - que teria 18 pavimentos. Há dúvidas, inclusive, se outros dois prédios também teriam desabado. (AE)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios