• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    12 de jun. de 2012

    Os 9 limites do corpo humano que nunca lhe contaram

    Os 9 limites do corpo humano que nunca lhe contaram

    A medicina está sempre fazendo novas descobertas sobre a capacidade humana de suportar certas adversidades. Com base nisso, a pesquisadora sênior da National Geographic, editora e escritora Shelley Sperry, elaborou um quiz para testar os conhecimentos sobre os limites humanos e a revista National Geographic deste mês publicou esse resultado.

    Os dados foram levantados numa estimativa feita para um adulto homem de cerca de 68 quilos sem qualquer equipamento. É claro que sempre ouve-se muitos casos curiosos de sobrevivência e recordes que mais parecem milagre envolvendo limites muito maiores que os citados abaixo.


    Qual é a temperatura máxima que o corpo humano pode suportar?
    Febres altas são sempre preocupantes. E não é para menos. Se o calor do corpo chegar a 42ºC, a hipertermia não consegue ser revertida e isso pode ser fatal. Sempre que apresentar febre alta, além do antitérmico, um banho morno por alguns minutos ajuda muito.


    A que temperatura de água gelada um homem pode aguentar?
    A princípio ninguém em sã consciência daria um mergulho em águas gélidas para se divertir. Mas acidentes acontecem e se uma pessoa ficar exposta em águas de até 4ºC, não sobreviverá mais que 30 minutos. Águas muito frias absorvem a temperatura do corpo muito rapidamente. . 


    O quão quente precisa estar o ar para ser fatal?
    Alguém em um prédio em chamas por exemplo, consegue resistir no máximo dez minutos em meio ao calor de até 150ºC. Já uma criança não resistiria a 50ºC se ficar presa dentro de um carro.


    Qual é o limite de altitude que pode fazer alguém perder a consciência?
    Uma pessoa normal e sem preparo que se aventurar ao alpinismo perde os sentidos a uma altura de 4.500 metros. Os nativos de regiões altas possuem pulmões maiores e maior concentração de células vermelhas no sangue, portanto conseguem suportar bem tamanha altitude.


    A que profundidade uma pessoa pode mergulhar sem equipamento?
    Sem treinamento e sem equipamento algum uma pessoa pode desmaiar a 18 metros de profundidade em menos de 2 minutos. Mas o limite que já conseguiram alcançar foi de 86 metros sem qualquer auxílio de escafandro ou bombas de oxigênio.


    Por quanto tempo uma pessoa consegue ficar sem oxigênio?
    É muito comum uma pessoa chegar ao desmaio em menos de dois minutos sem nenhum ar. Mas com muito preparo físico e treinamento é possível prender a respiração por até 11 minutos. 


    Qual o percentual máximo de sangue que alguém pode perder?
    Uma pessoa consegue sobreviver perdendo até 30%. Mas se chegar a perder 40%, só se salvará com uma transfusão de sangue imediata.


    Quantos dias uma pessoa pode viver sem comida?
    Uma pessoa pode sobreviver até 45 dias sem comer. Ao perder 30% do seu peso a morte é certa embora as doenças ocasionadas pela falta de comida possam matar muito antes. 


    Quantos dias alguém vive sem água?
    Cerca de 60 a 70% do nosso corpo é composto de água. A reposição de pelo menos um litro de água diariamente é primordial para que as células realizem suas funções. Do contrário ninguém sobrevive mais do que sete dias.


    Fonte: National Geographic

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios