• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    28 de jun. de 2014

    Feijao cru é um veneno natural para os ratos?

    farinha de feijao mata rato
    Será mesmo que o feijão cru pode substituir o veneno de rato e ser uma arma eficaz no combate a essa praga? Veja o que descobrimos: A receita que começou a circular pelas redes sociais no começo de agosto de 2013 surgiu, na verdade, em 2006 na web e sempre volta a aparecer em diversas publicações em sites e blogs. De acordo com o texto, um punhado de feijão cru moído é mortal para os ratos, pois o alimento contém substâncias nocivas ao roedor.O artigo ainda afirma que cientistas da Universidade Federal de Pelotas descobriram que o feijão não é digerido pelo organismo dos ratos, que acabam morrendo por envenenamento natural por fermentação. O fato e a receita teriam sido atestados pela agrônoma Christiane Reygime.


    Será que essa história é real?

    Será que o feijão cru é um veneno natural para os ratos?


    Verdadeiro ou falso?

    O feijão cru pode matar um rato, ou até mesmo um animal maior… Como o humano, por exemplo!Mas essa história que apareceu na web é falsa!

    A primeira coisa a fazer é dar uma busca pela web sobre a agrônoma citada no texto. Como era de se imaginar, só encontramos o nome “Christiane Reygime” em sites e blogs que apenas copiaram e republicaram o mesmo artigo. Não achamos nenhuma entrevista ou sequer outras menções a respeito da profissional.

    Aí está um forte indício de um boato virtual que usa do nome de alguém de renome (ou de alguém que não existe) para tentar dar mais veracidade ao que se quer passar adiante.

    A “receita ecológica” que circula pela rede também cita a Universidade Federal de Pelotas (RS) e essa foi a segunda etapa da nossa pesquisa.
    Origem da lenda

    De fato, 1994, um grupo de pesquisadores do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da citada universidade publicou um trabalho científico onde foram analisados 4 tipos de feijão mais comumente comercializados aqui no Brasil.

    A proposta do trabalho, liderado pelo Professor Pedro Nunes, era a de medir os valores nutricionais e os antinutricionais das substâncias (como a antitripsina e a lectina – essas duas são substâncias tóxicas presentes em todos os feijões). Durante o período do estudo (9 dias), ratos de laboratório foram alimentados somente com farinha de variedades de feijão cru. Essa dieta forçada e altamente tóxica fez com que as cobaias morressem ao final dos testes.

    Alguém deve ter lido o resultado da pesquisa do Professor Nunes e de sua equipe e deduziu que a resposta para matar ratos “ecologicamente” poderia ser o feijão cru.

    O Dr.Constancio de Carvalho Neto, Médico Veterinário Sanitarista e especialista em controle de pragas, explica no site Pragas.com.br que:


    “[...] alguém, sem nenhum conhecimento de causa, prontamente tachou esse ‘método’ de seguro e sem risco, pois raciocinou que se nós humanos e outros animais comemos feijão e nada nos acontece de mal enquanto os ratos comem e morrem, estaria aí uma solução simples e barata para o eterno problema das infestações de roedores. Eureka! O Prof.Pedro Antunes inquirido sobre essa versão apócrifa que circula na forma de post na Internet, mostrou-se horrorizado com o desvio dado à sua pesquisa, segundo nos conta o Médico Veterinário Ricardo Mathias que o entrevistou, pois a intenção dos pesquisadores era o de demonstrar o efeito nocivo do feijão cru que desaparecia quando o feijão era cozido.”
    Método não tão inofensivo

    Ao contrário do que o texto falso que apareceu na internet sobre o “raticida ecológico” ser inofensivo para crianças e animais, é bom deixar claro que a farinha do feijão cru FAZ MAL ao ser humano e aos animais de estimação se for ingerido em grande quantidade.

    O feijão perde quase toda sua toxidade ao ser cozido. Portanto, a ingestão do alimento pronto não faz mal.
    Posso dar feijão cru pra matar os ratos?

    Sim! Pode dar à vontade. E se você conseguir fazer com que o rato coma essa farinha, ele irá morrer, com certeza.

    Os únicos problemas nesse plano são:

    A) Convencer o rato a comer essa farinha;

    B) Caso consiga fazê-lo comer, terá que esperar vários dias até ele morrer;

    C) Evitar que crianças e outros animais comam o veneno;

    No caso do problema “A”, eles odeiam feijão cru. Esses roedores são muito espertos e conhecem bem os perigos que os cercam. Não é a toa que estão acompanhando o ser humano há tantos anos…

    Quanto à questão “B”, para matar um rato seria necessário que ele passasse vários dias comendo somente o “veneno ecológico” até que, depois de uma semana ou duas, ele batesse as botas. E em duas semanas, um punhado de ratos pode fazer um estrago danado em uma residência.

    Como dissemos alguns parágrafos acima, o feijão cru pode fazer mal a outros bichos e às crianças. O cuidado que temos com o raticida convencional teria que ser o mesmo com o “ecológico”.
    Conclusão

    O veneno feito com feijão cru moído não é eficaz no combate aos ratos. Existem outros métodos mais efetivos para erradicar esses roedores. História falsa!

    Na dúvida, procure um profissional.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios