• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    25 de set. de 2011

    IBGE - cidades - vilas e povoados


    domingo, 25 de setembro de 2011

    Fonte: Correio Braziliense
    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta sexta-feira (23/9) o Banco de Nomes Geográficos do Brasil. A partir das informações reunidas na base de dados, pioneira no país, será possível conferir, por exemplo, a grafia correta de mais de 50 mil nomes de localidades do território brasileiro, entre cidades, vilas, povoados e unidades de conservação. Além disso, o acervo eletrônico traz a história da origem de nomes de diversos municípios.

    Um exemplo curioso, que a partir de agora poderá ser conhecido por quem utilizar o serviço, é o caso da cidade fluminense de Varre-Sai. Segundo os registros, na atual sede do município havia um rancho que era ponto de parada de viajantes que vinham de Minas Gerais para vender seus produtos. A dona do estabelecimento oferecia hospedagem gratuita sob a condição de que, após pernoitarem, limpassem o local antes de seguir caminho. Na porta do rancho, um lembrete escrito com carvão dizia: “Varre-Sai”.



    “Saber a origem do nome do local onde se nasceu ou se vive é fundamental para que os habitantes fortaleçam os laços de identidade cultural entre si e com o território. Essa identidade também contribui para a elevação da autoestima dos moradores, que podem se apropriar dos fatos e perpetuá-los seja em espaços de propagação do conhecimento, como escolas, ou em rodas de conversa com amigos”, avaliou.
     
     



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios