• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    11 de out. de 2011

    Entrevista da Semana com Deputado Federal Vilalba

    Deputado Federal Vilalba

    Presidente do PRB em Pernambuco

    Publicado por Redação PRB em 10/10/2011 às 12h24



    Com a humildade própria dos que já chegaram àmaturidade, o deputado federalVilalba (PE)admite que tem muito a aprender, mesmo tendo sido vereador por duas vezes nasegunda maior cidade de seu estado, Jaboatão dos Guararapes. Essa busca pormais aprendizagem, o faz se identificar com o partido e o leva a crer em umgrande crescimento do PRB em todo o País e em seu estado, em particular.Disposto a superar em muito a meta de dobrar os números das bancadas dascâmaras municipais e de prefeitos nas cidades pernambucanas, Vilalbamostra disposição para conversar com novos eantigos aliados, sempre que estes estiverem dispostos a fazer “uma políticanota dez”, de acordo com os ideais republicanos de transparência e trabalho.

    1 - Como presidente do PRB emPernambuco, como o senhor avalia o crescimento e o potencial do partido para aspróximas eleições? 
    Vilalba - Nósestamos trabalhando firme para, em todos os municípios, alcançar e até superara meta de dobrar o tamanho de nossa bancada no estado. Quando começamos otrabalho, tínhamos 23 vereadores e dois prefeitos. Temos hoje 35 candidatos avereador com mandatos e, em 85 municípios, estaremos lançando pelo menos umcandidato a vereador em cada. Temos ainda pelo menos 25 pré-candidatos aprefeito. São números que, junto com a qualidade dos nomes, nos permitemacreditar que vamos superar com folga a meta estabelecida pela direção de nossopartido. Vamos ter candidatos e acredito que representantes eleitos empraticamente metade dos municípios de Pernambuco.

    2 - A militância e o processode filiação acompanharam esse crescimento? 
    Vilalba - Fizemosum trabalho descentralizado, onde as filiações regionais ficaram a cargo dosrespectivos presidentes municipais. Conseguimos um grande número de filiações,graças ao empenho dessas lideranças e ao profundo conhecimento que eles têm desuas regiões. Realizamos um grande movimento de filiação em massa em todos osmunicípios e com um grande reforço em Recife. O importante é que não vamosparar esse processo, pois as filiações devem seguir independentes do calendárioeleitoral. Não queremos só candidatos, mas quadros que ajudem a desenvolvernosso partido.

    3 - A eleição de uma mulher(a ministra Ana Arraes) para o TCU demonstra a força política do estado dePernambuco no cenário nacional. Como o senhor avalia essa importância e de queforma o PRB ajudou na eleição da ministra? 
    Vilalba - Em nossoestado, participamos de reuniões, junto com o presidente nacional do PRB,Marcos Pereira, com o governador Eduardo Gomes e a então candidata a ministra.Foi um encontro onde consolidamos a posição do partido de apoio a Ana Arraes.Claro que é importante e é um reconhecimento termos um nome como o de AnaArraes, cujo sobrenome faz parte da história política de nosso estado, em umórgão como o Tribunal de Contas. E a participação do PRB foi importante, pois opartido mostrou empenho e união em torno de um nome. Esse empenho é resultadode uma aliança que temos com o governo do estado. Pernambuco ganhou muito comessa eleição. E o Brasil também, pois acreditamos na competência da ministra.

    4 - O PRB, na contramão deoutras siglas, tem conseguido trazer jovens e pessoas que estavam arredias àsatividades políticas para a vida partidária. Qual é o motivo dessa reabilitaçãoda política pelos republicanos? 
    Vilalba - Ações,trabalho, transparência. Isso tudo gera respostas, pois embora saibamos que aclasse política hoje está desacreditada, com muitos problemas e denúncias,esses problemas sempre existiam, mas ganharam dimensões maiores nos últimosanos. Talvez porque exista mais fiscalização. O importante é que o PRB tem o compromissode mostrar que existem políticos sinceros, dispostos a trabalhar pelapopulação. Quando você mostra isso, resgata a credibilidade dos políticos e daatividade política.

    5 - Como o senhor avalia aproposta do PRB de fazer um novo tipo de política? 
    Vilalba - O PRBestá em um bom caminho. O PRB aposta na renovação. Veja o exemplo de nossoportal, que é de acesso livre a todos e traz informações de todos os espaços denosso partido. Essa transparência nas atividades e amplitude dos pontos devista é que mostra o bom caminho que o PRB está fazendo.

    6 - Em relação ao seu mandatode parlamentar federal, de que forma essa experiência pode ajudar no seu futuropolítico? 
    Vilalba - Eu fuivereador em Jaboatão dos Guararapes (segundo maior munícipio do estado) pordois mandatos. Quando eu cheguei a Brasília, apesar da experiência parlamentar,claro, tive que me adaptar. Mas isso foi possível e creio que galguei novospatamares na atividade de deputado. Por exemplo, como titular na Comissão deDesenvolvimento Urbano, fazendo um trabalho muito importante na busca porsoluções de transporte urbano, na destinação e na reutilização dos resíduossólidos. Também atuo na Comissão de Defesa do Consumidor. Sei que tenho muito aaprender, pois ainda estou no primeiro mandato como deputado federal, mas essavisão macro que o exercício parlamentar federal me dá é importante para o meucrescimento e para a descoberta de soluções alternativas em outras partes doPaís.

    7 - O senhor já tem umadefinição sobre seu futuro político? 
    Vilalba - Aindanão. Vamos cumprir nosso mandato e ver também o interesse do partido. As metasdo político Vilalba não são dissociadas dos interesses do PRB.

    8 - O senhor acredita que emseu estado será repetida a aliança vencedora das últimas eleições? 
    Vilalba – Aindaestá muito no começo para definirmos isso. Somos da aliança do governador emnível estadual, de forma que há abertura para o diálogo, mas as realidadesmunicipais podem ser diferentes e são. Muitas vezes, uma aliança em nívelestadual está inviabilizada em níveis municipais, por divergências, às vezesirreconciliáveis, entre atores políticos. Isso não é ruim, é próprio de umaatividade tão diversificada como a política. Posso dizer que nossas conversascom o governador são muito positivas, mas cada cidade tem sua particularidade eessas serão levadas em conta na hora das alianças, que serão firmadaspriorizando propostas de governo que atendam ao jeito republicano de fazerpolítica.

    9 - O que é preciso para sealiado do PRB no estado? 
    Vilalba - Se filiarao partido (risos)! Na verdade, queremos aliados que conheçam o que é o PRB.Que tenham identidade com nossa política de transparência e trabalho. Que nosidentifiquem como um partido novo, um partido leve, um partido que tem crescidomuito, mas sem perder sua identidade. Veja que na última legislatura tínhamosum deputado federal. Hoje já temos dez. Creio que o momento é de crescermosainda mais, em nível regional, de forma a criar novas lideranças comprometidascom o Brasil 10 que queremos.

    10 - Para o senhor, ser 10 é? 
    Vilalba - Ser 10 éser transparente. Ser 10 é procurar ser melhor. É buscar uma saúde 10, umaeducação 10. Dez pra mim é uma busca pelo ideal. Ser 10 é ser PRB!

    Por Paulo Gusmão

    Notícias relacionadas




    Portal do PRB




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios