• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    17 de nov. de 2011

    Tratamento hepático inédito salva bebê na Grã-Bretanha

    AFP: Tratamento hepático inédito salva bebê na Grã-Bretanha






    Injeções de células foram usadas pela primeira vez para tratar um grave problema no fígado do bebê (AFP/Arquivo, Georges Gobet)

    LONDRES — Médicos britânicos anunciaram ter conseguido a cura de um bebê que sofria de uma grave doença hepática que punha sua vida em risco, graças a um tratamento pioneiro, no qual células foram injetadas no abdômen da criança.

    A equipe de médicos de Hospital King's College, de Londres, trataram o menino Iyaad Syed, de oito meses, injetando nele um conjunto de células, que atuou como um fígado temporário, enquanto o órgão do menino se recuperava de um danos provocadas por um vírus, noticiou a BBC esta terça-feira.



    Foto © BBC

    "Esta é a primeira vez que este tratamento é usado em uma criança com falência hepática aguda", declarou o professor Anil Dhawan, especialista em fígado do hospital.

    "Há apenas alguns meses eu vi esta criança pela primeira vez, tão doente que precisava do suporte de diálise e de um respirador" para sobreviver, acrescentou.

    "Pensamos ter dado a ele uma nova chance de vida e vê-lo agora, seis meses depois, com a função hepática quase normal, é notável", emendou.

    Em circunstâncias normais, Syed seria posto em uma fila de transplantes quando seu fígado começasse a falhar, mas a expectativa agora é que mais casos possam ser curados com a nova técnica ao invés de dependerem das escassas doações de órgãos.

    Na nova técnica, os médicos injetaram células hepáticas, que passaram a processar as toxinas e produzir proteínas, atuando como um fígado temporário, enquanto o órgão do menino começou a se recuperar, duas semanas depois.

    As células foram quimicamente tratadas para evitar que fossem destruídas pelo sistema imunológico do menino.

    O pai de Iyaad, Jahangeer, referiu-se ao filho como um "menino milagroso". Ele "é brilhante e estamos muito orgulhosos dele", completou.

    O desenvolvimento desta terapia agora depende de um extenso teste clínico.

    "O princípio desta nova técnica certamente é inovador e saudaremos os resultados de testes clínicos futuros para ver se este pode se tornar um tratamento padrão tanto para adultos quando para crianças", disse à BBC Andrew Langford, chefe executivo do British Liver Trust, uma organização britânica que atua no apoio a doentes hepáticos.

    "Infelizmente, alcançamos um ponto de ruptura na nossa lista de transplantes no Reino Unido, onde aproximadamente 100 pessoas morrem ao ano aguardando a disponibilidade do fígado de um doador", emendou.





    AFP

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios