• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    29 de mai. de 2014

    NEWS - Google anuncia primeiro carro autônomo sem volante do mundo

    Google anuncia primeiro carro autônomo sem volante do mundo

    O Google mostrou o protótipo de seu carro inteligente, ele será o primeiro do mundo a não ter volante ou pedais, mas poderá ser controlado pelo smartphone

    Protótipo do carro do Google que se dirige sozinho e não tem volante

    São Paulo – O Google vem trabalhando com bastante afinco em tecnologia para desenvolver um carro autônomo. Parte da frota que faz o mapeamento das ruas para o Google Street Viewjá é autônoma. Mas agora a empresa do Vale do Silício dá um passo largo e anuncia o primeiro protótipo de carro sem volante do mundo.

    O carro foi desenvolvido completamente pelo Google e alguns parceiros. Antes, a empresa colocava sensores, câmeras e software para que um carro tradicional se dirigisse.

    Sergey Brin revelou os planos sobre o automóvel na conferência realizada pelo site Recode durante esta semana. Ele afirmou que com o carro desenvolvido pela empresa, é possível colocar mais sensores do que era possível em um carro tradicional. Eles podem ficar nos lugares estritamente necessários para que não haja nenhum problema.

    O visual do carrinho é engraçado, ele parece de brinquedo. Bem compacto, o interior tem lugar para apenas duas pessoas. Mas com a retirada do painel, volante, pedais e câmbio, sobrou um bom espaço livre. No vídeo de apresentação (veja no final deste texto) uma pessoa passeia com um cão da raça labrador no espaço que estaria ocupado em um carro normal.

    De acordo com Brin, a viagem pode ser programada usando um smartphone. Em momentos em que o carro percebe que é seguro acelerar, ele é capaz de chegar a até 160 km/h.

    No blog oficial do Google, o diretor do projeto, Chris Urmson, ressaltou os impactos de segurança que o carro pode trazer. “Idosos podem manter sua liberdade mesmo que não consigam lembrar onde a chave do carro está. Bêbados e motoristas distraídos? Passado”, escreve.

    Ainda de acordo com Urmson, a ideia é que os carros sejam extremamente básicos. “Nós queremos aprender com eles e adaptá-los o mais rápido possível”, afirma.

    Serão construídos cem protótipos (ainda com controles manuais) para serem testados por funcionários do Google. O post no blog ainda afirma que a ideia é criar um programa piloto na Califórnia nos próximos dois anos. O texto deixa a entender que isso ainda precisaria de acordos (provavelmente com o governo).

    Assista abaixo a um vídeo (em inglês) do carro do Google em funcionamento:

    Já foi no novo site móvel de EXAME.com? Basta digitar exame.com num iPhone, iPad ou Android.


    Divulgação/Google

    Fonte: Exame

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios