• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    15 de jul. de 2011

    Caixa-preta da aeronave está danificada







    O COPILOTO foi
    morto por politraumatismo ocasionado pelo impacto do avião com o solo


























    Investigadores
    analisarão as condições dos equipamentos para identificar as causas da queda do
    avião





    Recife. Os gravadores da
    caixa-preta do avião que caiu quarta-feira em Recife, matando 16 pessoas, foram
    danificados pelo fogo. No entanto, o presidente da comissão que investiga o
    acidente no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
    (Cenipa), coronel Fernando Silva Alves de Camargo, disse que, apesar dos danos,
    as condições de leitura dos equipamentos ainda serão verificadas.





    A afirmação foi dada em
    entrevista concedida à rádio Força Aérea AM. Também serão analisados outros
    materiais coletados, como motores e hélices.





    Camargo disse que não aposta
    em nenhuma hipótese sobre as causas do acidente. "Por enquanto, estamos
    mais coletando dados do que fazendo conjecturas", declarou.





    A diretora do Instituto Médico
    Legal (IML) de Pernambuco, Joyse Breenzinckr, afirmou ontem que a maioria das
    vítimas do avião morreu com o impacto da queda, portanto, antes da explosão.
    "As análises preliminares mostram que a maioria morreu em razão de
    politraumatismo, e não pelo fogo", disse.





    O avião bimotor LET-410, da
    Noar Linhas Aéreas, caiu com 16 pessoas (dois tripulantes e 14 passageiros) em
    um terreno à beira-mar três minutos após decolar. Com o impacto, a aeronave,
    que ia de Recife para Mossoró (RN), pegou fogo e acabou explodindo. A Agência
    Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que avião e pilotos estavam em
    situação regular.





    Até o fechamento desta
    edição, o IML havia identificado sete corpos de vítimas. O copiloto do avião,
    Roberto Gonçalves, 55, foi reconhecido após análise das impressões digitais.
    Até a noite de ontem, dois corpos haviam sido liberados: o do copiloto e do
    passageiro Marcelo Campelo, 66.





    Também foram identificados o
    piloto Rivaldo Cardoso, 68, e outro quatro passageiros: Ivanildo Martins dos
    Santos Filho (46); de Maria da Conceição Oliveira (46); de Natan Braga da Silva
    (39) e de Antonia Fernanda Jalles (46).





    Cearense





    Uma das vítimas da tragédia
    foi o empresário cearense André Louis Pimenta Freitas, 39 anos, filho do
    presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Francisco
    Freitas Cordeiro. Sócio-diretor da empresa paulista Imperjet, André residia em
    Salvador (BA), era casado e tinha dois filhos. Até a noite de ontem, o corpo
    dele ainda não havia sido identificado. Muito abalada com a perda, a família do
    empresário preferiu não dar declarações.





    Espera





    Segundo a diretora do IML, o
    Instituto conseguiu colher as digitais de dez vítimas. Testes de DNA e análises
    de arcadas dentárias também estão sendo usados para identificar os corpos. O
    material genético das vítimas e de familiares foi enviado para análise no
    laboratório do IML de Salvador. Os resultados devem ser divulgados entre 10 e
    15 dias.





    Segundo Joyse Breenzinckr,
    "numa perspectiva otimista", será possível identificar dez dos corpos
    através de impressões digitais porque, embora todos tenham sido carbonizados,
    muitos o foram parcialmente, facilitando a identificação.





    Uma equipe de 20
    profissionais - 12 médicos-legistas, três odontologistas e auxiliares - está envolvida
    com o trabalho de identificação.





    A Noar Linhas Aéreas manteve
    ontem a suspensão dos seus voos regulares - Recife/Maceió e
    Recife/Natal/Mossoró. Hoje, a empresa pretende retomar as operações com o
    trecho Recife-Maceió.





    Uma equipe irá trabalhar 24
    horas por dia para embalsamar, higienizar e preparar os corpos para os
    velórios. Após esse tratamento, algumas vítimas serão enterradas na capital
    pernambucana e outras serão transferidas para suas cidades.





    Na última quarta-feira, logo
    após a decolagem, às 6h51 (horário de Brasília), o piloto avisou que estava em
    situação de emergência e tentaria pousar na praia de Boa Viagem. O avião, no
    entanto, caiu apenas três minutos depois de deixar o aeroporto e pegou fogo.





    O bimotor seguiria de Recife
    para a cidade de Mossoró (RN), com escala em Natal. A área onde o avião caiu
    fica em um bairro residencial de classe alta, próximo da cidade de Jaboatão dos
    Guararapes. No terreno estava montado um circo há cerca de duas semanas.





    Investigações





    As investigações sobre o
    acidente com o LET-410 estão sob responsabilidade do Serviço Regional de
    Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 2), da Aeronáutica.





    "Faremos uma grande
    coleta de dados, que vai abordar informações dos destroços, dos gravadores de
    voo, da manutenção da aeronave e dos pilotos. As investigações não têm um prazo
    para acabar", afirmou o tenente-coronel Frederico Marcondes, chefe da
    divisão de aviação civil do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes
    Aeronáuticos (Cenipa).





    O segurança do terreno,
    Erandir Rodrigues da Silva, 42, estava no local no momento do acidente e
    afirmou ter visto duas explosões após a queda.





    Durante todo o dia, curiosos
    foram até o terreno para ver o local da tragédia. Ontem pela manhã, algumas
    flores foram colocadas em homenagem às vítimas do acidente.





    Companhia aérea


    A noar cancelou os voos de
    ontem





    De acordo com a empresa, foi
    preciso reprogramar os voos de forma gradativa, a partir de hoje, voltando a
    operar no trecho Recife - Maceió.





    A companhia, que começou a
    operar em 2010, tem voos diários de Recife (PE) para Maceió (AL), Natal e
    Mossoró (ambas no RN)





    De acordo com o site da
    empresa, os trechos custam entre R$ 132,11 e R$ 370,16





    Ontem, uma aeronave da Noar-
    um LET 410 (mesmo modelo do avião acidentado) - ficou em solo para eventuais
    análises da investigação





    Os passageiros com voos
    agendados para ontem foram remanejados para outras companhias aéreas





    Segundo a Noar Linhas
    Aéreas, foi disponibilizado para as famílias todo o suporte relacionado aos
    serviços funerários, traslados terrestres e aéreos.





    Fonte: Noar Linhas Aéreas





    VÍTIMA DE TRAGÉDIA


    Corpo de copiloto do voo
    será enterrado em Recife





    De acordo com familiares,
    Roberto Gonçalves teve duas chances de escapar do acidente aéreo





    Recife Primeira vítima a ser
    identificada, o corpo do copiloto Roberto Gonçalves, 55, começou a ser velado
    na noite de ontem no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na região metropolitana
    do Recife, onde a empresa Noar reservou espaço para as 16 vítimas.





    O filho de Roberto, Honey
    Gonçalves, que mora na França e é piloto de um empresa aérea brasileira, chegou
    ao Recife para o enterro do pai, que será hoje às 10 horas. Muito abalado, ele
    não quis falar com a imprensa. O irmão Adriano, que estuda aviação há dois anos
    e mora em Paulista (PE), havia acompanhado o pai em um voo Recife/Maceió/Recife
    no sábado (9) e nada percebeu de diferente na aeronave. "Meu pai tinha
    confiança, não havia nada suspeito", disse.





    Roberto teve duas chances de
    escapar do acidente fatal. Além de estar de folga e de ter aceitado o pedido de
    um colega para substituí-lo, chegou atrasado ao aeroporto dos Guararapes e por
    pouco não embarcou.





    "Liguei para meu pai
    para dar a notícia, mas seus telefones não atenderam", afirmou o filho
    Adriano, contando que só soube da morte do pai quando chegou na casa dele e
    conversou com a madrasta. "Era o dia dele, infelizmente", lamentou.





    Herói





    Para Adriano, Roberto Gonçalves
    morreu como "um herói". "Ao ver as imagens do acidente, vi
    nitidamente a tentativa de pouso de emergência".





    O copiloto baiano Sérgio
    Novis, 47 anos, iria estar no voo que caiu em um terreno baldio. Por problemas
    pessoais, ele acabou trocando o dia de trabalho com Gonçalves. Novis postou um
    texto em uma rede social sobre a tragédia.





    "Queridos amigos, uma
    tragédia como essas deixa a gente sem palavras pra expressar o que sentimos e,
    além de perder colegas de trabalho e amigos, sinto muito pelas famílias dos
    passageiros que foram vítimas deste terrível acidente", escreveu Novis.





    fonte: globo.com



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios