• @WLLNEWS ツ - Blog Portal -  Assuntos Variados

    @WLLNEWS - Tecnologia, Conhecimento, Polêmico, Notícias, Humor, Dicas, opiniões, novidades, blog.

    13 de mai. de 2011

    Deputado fala sobre a educação ambiental em Pernambuco.

    CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

    Sessão: 071.1.54.O Hora: 14:51 Fase: PE
    Orador: VILALBA, PRB-PE Data: 14/04/2011

    O SR. VILALBA (Bloco/PRB-PE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, subo a esta tribuna hoje para falar sobre a educação ambiental em meu Estado de Pernambuco.

    Pernambuco vem se tornando, há mais de 2 décadas, referência regional, nacional e internacional de boas práticas em educação ambiental.
    Na década de 1990, várias instituições pernambucanas incorporaram a temática ambiental, como o Centro Josué de Castro, a Fundação Joaquim Nabuco, o Instituto Sabiá e várias instituições de ensino superior. Em 1992, o IBAMA no meu Estado criou seu Núcleo de Educação Ambiental. Desde aquela época, é um disseminador de boas práticas não apenas entre seus próprios funcionários, mas também entre funcionários de órgãos como o INCRA, a FUNASA, a FUNAI, Secretarias Estaduais e Municipais, além de representantes de ONGs e da sociedade civil.
    Em 1994, o Governo e a sociedade civil instituíram a Comissão Estadual de Educação Ambiental, e, em 2001, foi criada a Comissão Institucional de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco. Como vemos, Pernambuco vem crescendo na área ambiental.
    Diferentes setores da sociedade pernambucana convergiam seus interesses para a Agenda Comum de Educação Ambiental, visando adequar o Estado aos parâmetros do desenvolvimento sustentável, e em 2005 foi lançado o Programa de Educação Ambiental, destinado a ações dentro e fora das escolas públicas.
    Esse programa considera que a educação ambiental:
    • é fator decisivo para a sustentabilidade econômica, aperfeiçoando continuamente a consciência do impacto na natureza dos diferentes processos produtivos;
    • contribui para a promoção da melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos;
    • promove e assegura a participação dos diversos setores sociais nas diferentes estratégias de meio ambiente no Estado de Pernambuco;
    • assegura o respeito às raízes culturais sem impedir novos hábitos e valores necessários à transformação sociedade;
    • viabiliza-se nos níveis formal e não formal;
    • integra-se à política de educação do Estado;
    • dá instrumentos de gestão à sociedade civil e ao poder público;
    • integra-se à Política Nacional de Educação Ambiental.Em Pernambuco, a educação ambiental é, portanto, um elemento estratégico, integrador de políticas e de ações direcionadas à sustentabilidade. Em todos os níveis do ensino formal, de modo particular nas escolas da rede pública, a educação ambiental é o investimento mais promissor ao futuro do Estado. Até o presente momento a economia pernambucana tem crescido, como o Brasil, sem resolver as desigualdades sociais. Esperamos que, no século XXI, a renda cresça e seja distribuída sem ter como contrapartida a degradação ambiental e social. É isso que os estudantes precisam compreender desde a mais tenra idade.
    A prepotência das elites e a submissão dos excluídos, o desmatamento e a deterioração de recursos hidráulicos, a redução das áreas de mangue e a degradação e a salinização do solo foram uma herança ruim do século XX. Ora, elevando o nível educacional e a qualificação da mão de obra pernambucana, poderemos, em médio prazo, construir uma sociedade melhor, inclusive no semiárido.
    Os investimentos em educação ambiental, articulados às características culturais e geográficas de Pernambuco, certamente florescerão como estrutura econômica mais produtiva e sustentável, possibilitando uma qualidade de vida melhor para o povo pernambucano.
    Muito obrigado, Sr. Presidente.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Espaço para anúncios

    Espaço para anúncios